sábado, 1 de setembro de 2012

Travessia das Serras da Peneda e do Soajo

Eis, no título, o nome do percurso GR referido num post anterior.

Acerca do mesmo pode ler-se o seguinte no seu folheto desdobrável:

A Travessia das Serras da Peneda e Soajo, classificada e sinalizada como grande rota, percorre todo esse complexo montanhoso, por caminhos e calçadas que dinamizam um ecossistema de montanha, de diferentes contrastes às vezes suave e bucólico, outras vezes imponente e agreste. Na paisagem sobressai o esforço de antepassados na conquista de solos agrícola, tão escasso que é nestas paragens. É disso exemplo os milhares de solcalcos existentes, que atingem a sua magnificência na freguesia de Sistelo. Também expresso no extenso conjunto de infraestruturas agro-pastoris sabiamente implementadas, como cortelhos, cortes, habitações, fojos, mariolas, vedações, calçadas, regadio, eiras e espigueiros.
A rota transita por distintos habitats onde alberga uma vasta e diversa comunidade florística e faunística. Percepcionamos carvalhais galaico-portugueses, bosques ripícolas, prados naturais e semi-naturais de montanha, matos e lameiros. Neste espaço natural sobrevive uma das éspecies mais emblemáticas da fauna portuguesa - Lobo ibérico (Canis lupus signatus). A riqueza geológica e geomorfológica, tem uma presença bem marcada, onde se destaca o Alto Vale do Rio Vez um vale glaciar e o maciço granítico da Peneda.
A importância histórica e antropológica desta travessia, expressa-se de uma forma consistente  quando atravessa os aglomerados populacionais, nomeadamente as aldeias comunitárias e as suas respectivas brandas, transmitindo uma arte e uma sabedoria ímpar de sobrevivência em território de montanha.
É neste contexto, que propomos ao montanhista, um passeio por alguns dias, carregado com uma forte componente humana e natural, num território moldado desde o megalitismo.

 
Alguém aceitou esta proposta como um desafio que imaginou com o título 7777= 77 Kms, 7 dias, 7 pessoas.
Uma associação  - ACRD - apoiou.
No passado dia 19 de Agosto, partia, da Porta do Mezio, um grupo de 7 pessoas (4 homens e 3 mulheres).
Os pormenores desta aventura serão partilhados em 3 blogues: moinhovivo, edukaminho e aventuranoriodavida.

Desfrute, sinta e viva os desafios da vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário