quinta-feira, 7 de junho de 2012

Corpo de Deus...

Quantas pessoas se questionam sobre o porquê das "coisas"?
Talvez, pelo facto de hoje ser feriado, alguém queira exercitar a sua racionalidade:

- Feriado, porquê?
- É o Dia do Corpo de Deus.
- Dia do Corpo de Deus ou Corpo de Cristo?

A Wikipédia oferece-se para ajudar neste exercício, dizendo:

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã (...)
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes".

Com todo o respeito por quem, coerentemente, procura viver de acordo com a sua fé, aproveito este contexto para pensar numa "célula" desse corpo. Ela tem dupla nacionalidade: portuguesa e luxemburguesa.
Deu-nos a graça, de viver connosco, durante sete dias, no passado mês de Maio, quando o verde da Natureza, em silêncios multicores, ressucita, em nós, a esperança de uma Nova Humanidade. Não uma humanidade de alguns ou de algumas, porque essa já mostrou o que vale, mas a Humanidade de um só Corpo, onde cada "célula" tem o seu lugar... no tal Corpo cuja cabeça é Cristo, ou então é o Criador dos Céus, da Terra e do Mar e de Tudo o que neles há.
Foi neste Espírito e nesta Verdade que, nos mais diversos lugares e momentos, interagimos, nós e essa mulher, irmã, cunhada, esposa, mãe...  que uns tratam, simplesmente, por Bela ou Luisa.

Corpo de Deus, de Cristo ou do Criador... somos todas e todos, tal como do Ar, da Água, do Sol...
Só com esta Verdade presente a Humanidade será Gente!

Sem comentários:

Enviar um comentário